quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A incrível Audição Canina


Detectar o barulho de um alarme ultra-sônico ou o caminhar de um gato na cerca de casa. Parece impossível pensar que existem seres capazes de ouvir tão bem, mas eles existem. São os cães. Acredita-se que esta habilidade venha da época em que de sua audição dependia a percepção da aproximação do predador e conseqüentemente, sua vida. Através de estudos foi descoberto que os cães podem ouvir sons a distâncias quatro vezes maiores que os humanos. Isto significa que o que você ouve a um metro, cães ouvem a quatro. E não é só. Eles são capazes de captar sons de freqüências mais altas, imperceptíveis para nós.

Porque os cães ouvem tão bem

Vários são os motivos pelos quais o sentido da audição é tão aguçado nos cães. Em primeiro lugar podemos citar a necessidade de ouvir predadores, como já falamos. Devido à importância da audição, o cérebro privilegiou este sentido e cães que possuíam maior capacidade auditiva levaram vantagem. O cérebro humano desenvolveu-se de forma diferente, privilegiando o aprendizado ou a memória enquanto o canino se dedicou à audição.  Além disso, suas orelhas são muito grandes e forma côncava, permitindo captar as ondas sonoras e canalizá-las diretamente ao tímpano. Some-se à capacidade de mover as orelhas como uma verdadeira antena inclusive uma para cada lado e você terá uma máquina desenhada para ouvir maravilhosamente bem.

É interessante pensar como é o mundo canino. Devido à sua incrível habilidade, o cão está apto a diferenciar sons aparentemente iguais, como o de um pedaço de carne ou de verdura caindo no chão. Poderíamos pensar que este excesso de informações auditivas seria desagradável para os cães, mas da mesma forma que nosso cérebro consegue filtrar a visão, fazendo com que enxerguemos apenas o que interessa do bombardeio visual que sofremos, os cães parecem filtrar sons que não lhes interessam. É por esta razão que eles são capazes de dormir na frente da televisão, mas acordam se ouvem o gato comendo sua ração lá na cozinha ou ainda quando ouvem o barulho da chave sendo colocada na fechadura, no momento em que seu guardião chega em casa.

Muito embora possa parecer uma grande vantagem, existem casos em que esta sensibilidade traz problemas aos cães. Alarmes, trovões, ou outros ruídos demasiadamente altos são extremamente desagradáveis para cães.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não parece haver diferença na capacidade auditiva nas diversas raças de cães. Surpreendentemente cães com orelhas caídas ouvem tão bem quanto cães com orelhas pontiagudas, quer estejam com as orelhas relaxadas ou quando deitam, deixando descoberto o canal auditivo. A diferença entre as raças, entretanto, influi na possibilidade do cão nascer surdo. Muito embora possa acontecer com qualquer cão, a surdez parece ocorrer devido ao um problema genético ligado às cores branca e cinza da pelagem. Dálmatas são cães com grande incidência de surdez de nascença.  Mas os cães são capazes de superar este problema e compensam a falta de audição com o desenvolvimento de outros sentidos. Assim, parecem ter mais facilidade em interpretar a linguagem corporal do que cães que privilegiam a audição.

A entonação como ferramenta

Devido à grande capacidade auditiva, a melhor maneira de se comunicar com seu cão é usar da voz. Subir um tom é a forma ideal de chamar a atenção de um cachorro ou ainda de elogiá-lo. Tons mais baixos lembram grunhidos e soam como reprimenda. É o tom que sua mãe usou para chamar a atenção por um erro ou que o líder da matilha usa para informar que a sua atitude não agradou. Usar este tom, entretanto, pode ter um efeito negativo, pois muitas vezes deixam o animal nervoso, incapaz de prestar atenção e aprender o comportamento correto, provocando apenas medo e dúvida. Da mesma forma, gritos são contraproducentes. Chamam a atenção, mas provocam medo e angústia, impossibilitando o aprendizado. Como que nós, os cães se concentram e se aproximam para ouvir sussurros. Assim muitas vezes falar calmamente e com a voz baixa é a melhor forma de fazer com que seu cão preste atenção em você.


Fonte: http://apcca.multiply.com/journal/item/62?&show_interstitial=1&u=%2Fjournal%2Fitem

Nenhum comentário: