Se seu bichinho está te dando mais problemas que o normal, não se assuste: mostramos a maneira correta de lidar com ele.
Sem dúvida, cuidar de um cãozinho não é uma tarefa fácil. Eles podem ser grandes amigos, mas precisam de muita atenção. Filhotes normais costumam roer os móveis, urinar nos lugares errados, latir bastante e estão sempre dispostos a brincar. Agora, imagine um cão hiperativo, que faz tudo isso em dobro.
A hiperatividade não é uma doença, muito menos um distúrbio. Trata-se de uma característica genética de algumas raças, além de estar relacionada com a ansiedade do animal. Se você escolheu um jack russel (aquele cachorrinho do filme "O Máscara"), por exemplo, prepare-se: Todos os cães dessa linhagem são hiperativos.
Outro cão que apresenta essa característica é o labrador. A empresária Jaqueline Barroso foi surpreendida com Lia, filhote da raça que não dá sossego. "Ela não pára um segundo. Morde tudo, destrói a casa toda. Levei-a no veterinário, que me recomendou calmantes naturais e um adestrador".
A veterinária Bruna Masiziero, do Au Pet Store, explica que estes cachorrinhos têm muita energia acumulada, e, caso o dono não faça muitas atividades com eles, existe uma grande chance de ele gastar essa energia destruindo os móveis da casa. Mas não é por maldade. É o jeito de liberar esta energia.
"O dono de um cão hiperativo precisa saber que ele vai precisar ter muita atenção, senão, o animal pode desenvolver doenças, como a dermatite por lambedura, que consiste no cão ficar lambendo as patas continuamente até a formação de feridas", completa Mansiziero.
Algumas vezes, homeopatia, florais e acupuntura podem ajudar, segundo a veterinária e professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis), Elizabeth Estevão. "Além de ser imprescindível o acompanhamento de um médico veterinário".
Caso um calmante natural não resolva, um adestrador pode ser uma boa opção. Os cães praticam uma série de exercícios e atividades, conhecidos como Agility. Além de amenizar um pouco a ansiedade do bichinho, os donos aprendem os comandos básicos e conseguem lidar melhor com o cão.
Para quem quer criar um animal mas não tem como dar tanta atenção, tente comprar um maltês, um basset ou bulldog. Estas são as três raças que apresentam o menor índice de hiperatividade. E, caso você descubra depois que seu amigo é hiperativo, não se desespere: comece levando-o a uma consulta veterinária, pois, além de não ser nada grave, existe tratamento para melhorar o comportamento dele.
http://itodas.uol.com.br/portal/casa_e_comida/bichos/materias/materia.itd.aspx?cod=3743&canal=279
segunda-feira, 14 de julho de 2008
domingo, 13 de julho de 2008
Se um cachorro fosse seu professor você aprenderia coisas assim...
Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado… volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
E o mais importante de tudo…
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.
A amizade verdadeira não aceita imitações!
Anônimo
Boa Semana
sábado, 12 de julho de 2008
sexta-feira, 11 de julho de 2008
A incrível cadela de duas patas
Assista a um vídeo sobre a cadelinha Faith, que só tem as patas traseiras. Ela e sua família humana já viraram livro e são famosos mundialmente.
Resumindo, ela nasceu sem as pernas da frente e foi adotada pela família maravilhosa e especial que a ensinou a andar só com as pernas traseiras. Vejam foto da fofa quando filhotinha, colocada em um tipo de espuma para aprender a ficar de pé.
O caso desta cadela e sua família adotante é exemplar e serve de lição para todos que pensam em desistir de seus animais maravilhosos por motivos muitas vezes sem justificativa real.
http://www.maedecachorro.com.br/2007/10/incrvel-cadela-de-duas-pernas.html
Um cãozinho especial
O dono de um cachorro sem as duas patas da frente criou uma solução para dar uma vida mais próxima do normal ao seu bichinho. Fez um carrinho com rodinhas, uma espécie de prótese canina.
"Fantástica a iniciativa e idéia que esse dono teve para aliviar as ausências das duas patas dianteiras do seu cãozinho de estimação.
Na mão de uma outra pessoa, com menos sensibilidade, esse cachorro poderia ter sido até sacrificado."
Blog Sedentário
"Fantástica a iniciativa e idéia que esse dono teve para aliviar as ausências das duas patas dianteiras do seu cãozinho de estimação.
Na mão de uma outra pessoa, com menos sensibilidade, esse cachorro poderia ter sido até sacrificado."
Blog Sedentário
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Sono Canino
Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar, e seu sistema imunológico funciona melhor. Com o sono regular, seu sistema nervoso e seu metabolismo funcionam bem, e seu corpo fica descansado.
As fases do sono
Os cães tem 2 fases do sono: superficial ou ondas cerebrais lentas; e movimento rapido dos olhos (REM). No estágio superficial, o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritimada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem. Nessa primeira fase, o cão pode acordar repentinamente devido a estímulos sensoriais. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos.
Na segunda fase, REM, as pálpebras do cão se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração nessa etapa [é mais irregular, rápida e superficial - às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.
Duração do sono
Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono.
Os cães sonham?
De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, e quase certo que nosso melhor amigo também sonha! Os filhotes e os cães velhos sonham mais que os cães adultos.
O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: o homem usa mais a visão e a língua falada; ja o cão usa mais a audicão e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente do nosso...
Distúrbios do sono
Os cães podem ter alguns distúrbios de sono, como a apneia, que é uma parada respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, que acontece mais no Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia, na qual o cão repentinamente entra em sono profundo. Esse mal é mais comum no Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. Esses distúrbios são controlados por medicamentos.
http://www.clinicapedigri.com.br/curiosidades.html
quarta-feira, 9 de julho de 2008
terça-feira, 8 de julho de 2008
'Salsicha' é o cão mais feroz do mundo, diz estudo
Nada de pitt bull, rottweiller ou pastores alemães - as raças mais agressivas do mundo são dachshund, chihuahua e jack russell terriers, de acordo com um estudo recente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A pesquisa foi publicada na última edição da publicação científica Applied Animal Behavior Science e afirma que um em cinco dachshunds, também conhecidos como cães salsicha, já atacou ou tentou atacar estranhos; um em 12 dos salsichas já atacou os próprios donos.
Estes são alguns dos resultados do levantamento com 6 mil donos de cães de 30 raças diferentes. De acordo com os questionários, as raças que mais tendem a atacar humanos são dachshund e chihuahua.
Já os cães menos agressivos, de acordo com a pesquisa, são golden retrievers, labradores, são bernardos, britanny spaniels e greyhounds.
Os "bad boys" caninos, raças que enfrentam má fama de serem muito agressivas, como pitt bulls e rottweillers, ficaram na média de agressividade canina ou até abaixo, no que diz respeito a ataques contra estranhos.
Os pesquisadores afirmam que o estudo indica que raças menores tendem a ser mais agressivas que as maiores.
A diferença nos resultados dessa pesquisa para outros levantamentos sobre agressividade canina pode se dever ao fato de normalmente serem usadas estatísticas médicas de ataques a mordidas.
Como os ataques de cães maiores costumam causar ferimentos mais graves que os menores, estas estatísticas poderiam estar distorcidas, afirmam os acadêmicos americanos.
06/07 - BBC Brasil
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Ensine seu bicho a se comportar sem castigos
Nada de tapas ou vassouradas: ele pode aprender "boas maneiras" sem ser maltrado.
Latas reviradas, xixi no lugar errado, objetos mordidos... Às vezes seu cachorro ou gato tem atitudes não muito educadas, não é mesmo? E se você dá umas palmadas, depois fica com peninha. Se você quer educar
seu bicho sem traumas, o adestrador e zootecnista Alexandre Rossi dá a dica: “Ganhe o respeito do bicho mostrando que nada é de graça e que ele só conseguirá recompensas se tiver um bom comportamento”. Enquanto não inventam uma Supernanny de animais, confira as dicas para educar seu cachorro ou gato com carinho e respeito.
Xixi no lugar certo
Você chega cansada da rua e, mal abre a porta, já vê aquela mancha amarela no tapete ou no sofá. Parece que eles fazem de birra, né? Ao contrário do que muita gente pensa, bater no bicho ou esfregar o focinho deles no “local do crime” não adianta. “Ele não vai saber por que está apanhando”, alerta o adestrador Alexandre Rossi. O melhor é prevenir a surpresa: acostume seu cão desde pequeno a fazer xixi durante um passeio. Em geral, eles fazem isso após as refeições.
Nada de mastigar plantas
Para evitar que seu bicho transforme as plantas em salada, borrife água com cravo e canela nos vasos - eles detestam o cheiro desses condimentos. E espalhe pela casa vasos com catnip (erva-de-gato): essa ele pode comer.
Fim ao lixo revirado Se você largou a tampa da lixeira aberta, não tem do que reclamar. Antes de mudar os hábitos do seu bicho, mude os seus: coloque um tijolo ou peso de porta na tampa do lixo. E, se pegar seu cão no flagra, fale grosso com ele.
Sem violência
Faça barulho ou borrife água
Tenha sempre à mão um borrifador de água ou uma garrafa pet cheia de moedas. Quando seu cachorro ou gato se comportar mal, borrife água nele à distância ou faça barulho com a garrafa. “É o jeito mais eficaz”, diz o adestrador. Essa solução causa desconforto, mas não machuca o bicho.
Recompense-o
Em vez de reparar apenas nas coisas que seu bicho faz de errado, comece a prestar atenção nos acertos dele. Toda vez que ele fizer algo certo, dê um biscoito gostoso, agrade-o ou escove os pêlos dele. Fazer carinho é bom para vocês dois: ele ficará mais bem-educado e você poderá demonstrar seu amor por ele.
http://mdemulher.abril.uol.com.br/anamaria/edicoes/612/bichos/anamariamateria_285350.shtml
domingo, 6 de julho de 2008
Qual é a raça dos cachorrinhos famosos das histórias em quadrinhos ou filmes?
Você gosta do insepáravel cachorro de Cebolinha, o Floquinho? Ou do Snoopy?
Mas você já parou para pensar qual são as raças desses cachorrinhos famosos? Que tal conhecer?
Sem o cão Milu, da raça Fox Terrier as aventuras de Tintim não seriam as mesmas. O personagem canino das histórias em quadrinhos tem personalidade típica da raça: é agitado, companheiro e muito leal ao dono.
O cachorro de "Os Simpsons", o Ajudante de Papai Noel, é inspirado na raça Greyhound, que na vida real é altivo e elegante e tem cães carinhosos e velozes.
Fiel ao seu dono Franjinha, divertido e...azul! Estas são as características inconfundíveis do Bidu, personagem de Maurício de Sousa inspirado na raça Schnauzer, que tem cães enérgicos e com pêlos duros.
Pluto, mascote do Mickey Mouse, é trapalhão e bom para seguir rastros, como os cães da raça Bloodhound, na qual o personagem foi inspirado; a orelha caída e o olhar sensível também são características marcantes.
Essa é facil: ele mete medo no gato e acaba salvando a pele do ratinho no desenho "Tom e Jerry"! Trata-se de Spike, cão da raça buldogue, que tem bochechas caídas mas é bem menos assustador na vida real.
Se achou a raça de Spike fácil, essa, o nome diz tudo! Trata-se dos cães de manchas pretas e pêlos brancos, que ficaram famosos no mundo todo depois do filme "101 Dálmatas"; na vida real, os dálmatas são velozes e podem chegar a 61 centímetros de altura.
Ainda bem que ele tem um porte gigantesco, porque se dependesse da coragem... O medroso Scooby Doo, amigo do Salsicha, foi criado a partir do Dogue Alemão, raça de cães elegantes, fortes e amistosos.
Difícil adivinhar quando o Floquinho, cão do Cebolinha, está de frente ou de costas! O personagem misterioso da Turma da Mônica não é pura invenção: é inspirado na "peluda" raça Lhasa Apso!
Ele dorme no teto da casinha e tem um dono chamado Charlie Brown! Com estas pistas fica fácil pensar em Snoopy, personagem baseado na raça beagle, que tem cães inteligentes e gulosos.
A bela Dama viveu um jantar inesquecível ao lado de seu amado no filme "A Dama e o Vagabundo"; a charmosa cadelinha faz parte da raça cocker spaniel americano, que tem orelhas grandes e pêlos macios.
E viva os cachorros - de desenhos animados ou não!
Imagens e dados: UOL Crianças.
Mas você já parou para pensar qual são as raças desses cachorrinhos famosos? Que tal conhecer?
Sem o cão Milu, da raça Fox Terrier as aventuras de Tintim não seriam as mesmas. O personagem canino das histórias em quadrinhos tem personalidade típica da raça: é agitado, companheiro e muito leal ao dono.
O cachorro de "Os Simpsons", o Ajudante de Papai Noel, é inspirado na raça Greyhound, que na vida real é altivo e elegante e tem cães carinhosos e velozes.
Fiel ao seu dono Franjinha, divertido e...azul! Estas são as características inconfundíveis do Bidu, personagem de Maurício de Sousa inspirado na raça Schnauzer, que tem cães enérgicos e com pêlos duros.
Pluto, mascote do Mickey Mouse, é trapalhão e bom para seguir rastros, como os cães da raça Bloodhound, na qual o personagem foi inspirado; a orelha caída e o olhar sensível também são características marcantes.
Essa é facil: ele mete medo no gato e acaba salvando a pele do ratinho no desenho "Tom e Jerry"! Trata-se de Spike, cão da raça buldogue, que tem bochechas caídas mas é bem menos assustador na vida real.
Se achou a raça de Spike fácil, essa, o nome diz tudo! Trata-se dos cães de manchas pretas e pêlos brancos, que ficaram famosos no mundo todo depois do filme "101 Dálmatas"; na vida real, os dálmatas são velozes e podem chegar a 61 centímetros de altura.
Ainda bem que ele tem um porte gigantesco, porque se dependesse da coragem... O medroso Scooby Doo, amigo do Salsicha, foi criado a partir do Dogue Alemão, raça de cães elegantes, fortes e amistosos.
Difícil adivinhar quando o Floquinho, cão do Cebolinha, está de frente ou de costas! O personagem misterioso da Turma da Mônica não é pura invenção: é inspirado na "peluda" raça Lhasa Apso!
Ele dorme no teto da casinha e tem um dono chamado Charlie Brown! Com estas pistas fica fácil pensar em Snoopy, personagem baseado na raça beagle, que tem cães inteligentes e gulosos.
A bela Dama viveu um jantar inesquecível ao lado de seu amado no filme "A Dama e o Vagabundo"; a charmosa cadelinha faz parte da raça cocker spaniel americano, que tem orelhas grandes e pêlos macios.
E viva os cachorros - de desenhos animados ou não!
Imagens e dados: UOL Crianças.
Lógica Canina
sábado, 5 de julho de 2008
Falta de apetite: o que fazer quando o cão não quer comer?
EU TENHO UM CACHORRO QUE NÃO COME TÃO BEM ASSIM, ALIÁS NÃO COME QUASE NADA. ENCONTREI ESSA MATÉRIA E ACHEI A BEM INTERESSANTE.
A maioria dos cães vive esfomeada... Na hora da refeição, alguns vão tão esganados pro prato, que parecem que não comem há dias! O que muita gente não sabe é que essa “fome” constante está ligada a umas coisas lá do passado... No período de evolução dos cães, a comida nem sempre era farta, pelo contrário, costumava faltar. Por isso, o cachorro precisava aproveitar qualquer oportunidade de se alimentar e carrega este comportamento até hoje.
Agora, se o seu cão não faz parte dessa maioria, e você precisa implorar e até fazer malabarismos pra que ele se alimente, aí vão algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vontade de comer do seu amigo.
Algum problema?
Antes de qualquer coisa, consulte um veterinário e certifique-se de que a falta de apetite não é causada por problemas de saúde.
Greve de fome
Parece piração, mas acredite: cães muito carentes podem não se alimentar só pra ganhar a atenção dos donos! E o proprietário, sem querer, acaba reforçando este comportamento fazendo exatamente o que o cachorro quer: dá carinho, conversa com ele e até oferece ração na mão pra fazê-lo comer.
A melhor maneira de resolver o problema é inibir este comportamento lentamente (sem deixar o cachorro passar fome, é claro!). Para isso, você pode lançar mão de várias táticas: oferecer uma ração mais gostosa, evitar falar com ele se não comer e elogiá-lo enquanto come, para estimulá-lo.
Santa competição!
Os cães são muito competitivos, também por conta de um comportamento herdado de seus ancestrais. Se naquele tempo, os cachorros não comessem ou demorassem muito pra devorar a refeição, poderiam perder a chance, passar um longo tempo sem se alimentar e conseqüentemente ficar em desvantagem. Logo, se você tem mais de um cachorro, se aproveite disso pra chamar a atenção do animal que não está nem aí pra comida.
A dica é: coloque as vasilhas de ração bem próximas. Assim quando o desinteressado perceber a vontade do outro em pegar o que é seu, irá engolir a comida.
Hora do rango!
Antes, era muito normal alimentar cães adultos apenas uma vez por dia. Hoje, já se sabe que eles devem comer pelo menos duas vezes por dia, o que ajuda a evitar problemas como gastrite e torção gástrica.
Alguns cães sentem mais fome em determinados horários ou comem compulsivamente quando enfrentam situações de estresse. Cachorros assim geralmente se alimentam só uma vez por dia e depois não querem mais saber de comida. Os donos ficam tão preocupados com essa atitude que acabam cometendo um erro clássico: aumentam a quantidade de ração na única refeição que o cão faz. O problema é que isso só piora a situação: o cachorro vai ficar empanturrado e continuará recusando a outra refeição... com razão!
Se você se enquadra nessa trupe, faça o contrário: diminua um pouco a quantidade de ração da primeira refeição do dia, para que na próxima o cão coma com mais apetite.
Alexandre Rossi
sexta-feira, 4 de julho de 2008
SER COCKER É...
Ter longas orelhas, para arrastar no chão e em tudo que meu dono acha que não deveria...
Ter dois enormes e meigos olhos castanhos. . .
Caçar a galinha do vizinho, mesmo que seja por pura diversão. . .
Achar que todos os seres vivos do mundo são meus amigos ( mesmo a galinha do vizinho, afinal de contas, ela gosta tanto de brincar de pegar )...
Enfiar sempre o nariz onde não sou chamado. . .
Abanar o rabinho 24 horas por dia, inclusive quando estou dormindo. . .
Jogar-me no lago mais próximo, mesmo estando frio, muito frio, e contra a vontade do meu dono. . .
Gostar de dormir de cobertor no frio, e às vezes no calor também. . .
Comer tudo que for proibido se estiver ao meu alcance. . .
Aprender desde os primeiros dias de vida, a fazer a maior cara de piedade do mundo. . .
Gostar das pessoas, mais do que meu prato de ração. . .
Amar meu dono sobre todas as coisas. . .
Ter a mais absoluta certeza que a recíproca é verdadeira! ! !
Solange Prates
Ter dois enormes e meigos olhos castanhos. . .
Caçar a galinha do vizinho, mesmo que seja por pura diversão. . .
Achar que todos os seres vivos do mundo são meus amigos ( mesmo a galinha do vizinho, afinal de contas, ela gosta tanto de brincar de pegar )...
Enfiar sempre o nariz onde não sou chamado. . .
Abanar o rabinho 24 horas por dia, inclusive quando estou dormindo. . .
Jogar-me no lago mais próximo, mesmo estando frio, muito frio, e contra a vontade do meu dono. . .
Gostar de dormir de cobertor no frio, e às vezes no calor também. . .
Comer tudo que for proibido se estiver ao meu alcance. . .
Aprender desde os primeiros dias de vida, a fazer a maior cara de piedade do mundo. . .
Gostar das pessoas, mais do que meu prato de ração. . .
Amar meu dono sobre todas as coisas. . .
Ter a mais absoluta certeza que a recíproca é verdadeira! ! !
Solange Prates
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Equivalência da idade do cão com a do Homem
Os nossos amigos cães não vivem tantos anos como nós Homens.
Vou-vos mostrar a comparação das idades dos cães com a do Homem
Cão .................................................Homem
6Meses. .............................................10 Anos
8Meses ..............................................12 Anos
10Meses..............................................14Anos
12Meses .............................................15 Anos
14Meses .............................................16 Anos
16Meses..............................................18 Anos
18Meses..............................................20 Anos
20Meses .............................................21 Anos
22Meses .............................................22 Anos
2Anos ................................................24 Anos
3Anos ................................................28 Anos
4Anos ................................................32 Anos
5Anos ................................................36 Anos
6Anos ................................................40 Anos
7Anos ................................................44 Anos
8Anos ................................................48 Anos
9Anos ................................................52 Anos
10Anos ...............................................56 Anos
11Anos ..............................................60 Anos
12Anos ..............................................64 Anos
13Anos ..............................................68 Anos
14Anos ..............................................72 Anos
15Anos ..............................................76 Anos
16Anos ..............................................80 Anos
17Anos ..............................................84 Anos
18Anos ..............................................88 Anos
19Anos ..............................................92 Anos
20Anos ..............................................100 Anos
Deixam-nos sempre saudades, como se fossem alguém que nos é próximo, porque apesar de serem "apenas cães", tornam-se mais que isso, estão conosco nas nossas horas felizes, nas nossas horas tristes, fazem-nos rir, fazem-nos perder a cabeça, mas acima de tudo são nossos amigos.
http://caomigo.blogspot.com
terça-feira, 1 de julho de 2008
Qual é o nome do filme
Assinar:
Postagens (Atom)