Além de não ser apenas um cão, Lennox se tornou o ícone de uma luta em âmbito internacional pela vida. Descanse em paz Lennox, mais uma vez tenho que reafirmar minha crença na Ponte do arco-íris só lá pode haver a recompensa de tudo que você teve que passar nas mãos dos chamados humanos, mas na verdade desumanos.
Lennox: o cão que pode deixar a Irlanda do Norte em maus lençóis
Foi lançado um boicote económico à Irlanda do Norte por ter eutanasiado o cão que moveu milhares de pessoas contra a lei de abate de raças potencialmente perigosas.
Celebridades como César Milan, o chamado “encantador de cães”, e até mesmo uma reputada treinadora norte-americana, que se prontificou a levar o cão para os Estados Unidos, pediram clemência. Em Nova Iorque e em Belfast houve manifestações. Um pouco por todo o lado, em muitas casas acenderam-se velas. De nada valeu. Agora, os defensores da causa animal querem justiça. E já começaram a fazer listas de produtos oriundos da Irlanda do Norte. A ideia é um boicote económico ao país.
“Mostremos-lhes que o turismo, o comércio e a indústria são financiados e sustentados por amantes dos animais de todo o mundo que estão preparados para retirarem o seu apoio a regiões onde não é feito um justo e adequado juízo dos animais”. Era assim que se apresentava uma das páginas mais populares do Facebook dedicada à causa Lennox, intitulada ‘Boycott Belfast until it frees Lennox and addresses its BSL failings ’. No início da semana, os autores da página perguntavam: “are you ready to war?” [Estão preparados para a guerra?]. Estavam os seus apoiantes preparados para boicotar a Irlanda do Norte se a decisão da eutanásia fosse em frente? A resposta foi sim. E continua a ser.
Agora, com a morte de Lennox, os milhares de fãs da página, de par com os que apoiam a página ‘Save Lennox’, estão já a começar a colocar, na cronologia das mesmas, listas de empresas do Norte da Irlanda para que os seus produtos não sejam comprados. O famoso jogo “Guerra dos Tronos” é um deles.
Foi também criado um “website” cujo título é ‘Lennox, we will never Forget you – and we will make sure Belfast doesn´t either! ’ cuja finalidade é a mesma.
Se este boicote ganhar força, a Irlanda do Norte pode vir a ficar em maus lençóis. Resta saber se esta "onda" de contestação amanhã já acalmou ou se seguirá em frente.
Os defensores da vida de Lennox, que tinha 7 anos, não entendem a decisão, uma vez que havia a possibilidade de o cão ir viver para fora da Irlanda, e não entendem também por que motivo as autoridades do Belfast City Council disseram que a família não poderia reaver o corpo. “Enviaremos as cinzas por correio”, escreveram.
Nos últimos dias, os meios de comunicação social de fora da Irlanda do Norte começaram a prestar mais atenção a este caso, com publicações, estações de rádio e TV a fazerem a cobertura das últimas horas de Lennox. A expectativa de que a decisão de eutanásia fosse revogada era grande. Os e-mails dos responsáveis pela vida de Lennox – como a ministra da Agricultura e mesmo os veterinários da cidade de Belfast – encheram-se de mensagens. Os telefones não pararam de tocar.
A CNN e outras estações de TV foram inundadas com apelos e acompanharam também o caso. Hoje, a cobertura continua. Mas para dar a notícia do luto. E da luta que aí vem por parte de quem disse “estar preparado para a guerra”.
A lei que condena animais de raças consideradas potencialmente perigosas (BSL - breed specific legislation) continua a ser alvo de fortes críticas, uma vez que os irlandeses não podem ter cães dessas raças – nem sequer cruzamentos, sob pena de os verem ser eutanasiados.
A Irlanda do Norte é uma nação constituinte do Reino Unido , sendo a única não situada na Grã-Bretanha. Localiza-se no norte da Ilha da Irlanda, dividida com a República da Irlanda – país independente que se encontra entre os três resgatados pelo FMI , BCE e Comissão Europeia . Com efeito, a República da Irlanda pediu a intervenção da troika em Novembro de 2010 e continua regida pelo plano de ajustamento delineado com os três organismos.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=567625
Nenhum comentário:
Postar um comentário