SOPINHA DE LETRAS

Sugestão de livros com o tema animais:


Focinhos heroicos

Livro reúne fotos e histórias de animais que prestam serviços para o exército norte-americano

Por Casa e Jardim Online
Divulgação
Divulgação
Eles defendem o país e seus soldados com garras, dentes, obediência, um olfato superdesenvolvido e um estado de alerta permanente. Os cães que servem ao exército dos Estados Unidos são retratados no livroSoldier dogs: the untold story of America’s canine heroes (em português, algo como “Cães soldados: a história não contada dos heróis caninos da América”), escrito pela jornalista americana Maria Goodavage.

“Fiquei impressionada com o papel do cão de operações especiais Cairo, que acompanhou os soldados em seu ataque ao esconderijo de Bin Laden, em maio [de 2011]”, diz Maria. “Como jornalista de longa data, que também tem escrito sobre cães durante anos, sabia que podia confiar em minhas habilidades de reportagem e em meu conhecimento sobre o vínculo entre humanos e animais para dar vida a estas histórias”, completa.

Além de trazer muitas fotos, o livro conta relatos tocantes do companheirismo entre os cães e seus responsáveis no exército e fala da coragem deles em situações extremamente perigosas, mas a autora alerta: não são apenas histórias. “Também é um olhar para todos os aspectos desses cachorros, desde como eles são escolhidos quando filhotes até como eles se relacionam com seus adestradores e o que eles fazem depois de ser aposentados”, explica. O livro ainda não está disponível no Brasil, mas pode ser comprado em sites comoAmazon e Barnes & Nobles.

Os cães e soldados do exército americano: livro conta histórias emocionantes e reúne fotos




Livro infantil fala da morte do cachorro de estimação

ilustra2 300x295 Livro infantil fala da morte do cachorro de estimação

O que dizer para os filhos quando o cachorro de estimação morre? Como lidar com o luto e a tristeza infantil diante dos primeiros sentimentos de perda?  A literatura infantil pode ajudar nessa tarefa ingrata!
A veterinária Flavia Vallejo, mãe de dois filhos, Caio de nove anos e Clara de sete, viveu em casa o pequeno drama de ter que dar satisfação aos questionamentos sem fim das crianças sobre a morte da cachorrinha da família. Foi depois dessa experiência que ela resolveu escrever uma história infantil sobre o tema. O texto, que tem ilustrações de Simone Matias, conta sob o ponto de vista de uma criança o que acontece quando um cachorro morre.Fonte:http://maesefilhos.com/livro-infantil-fala-da-morte-do-cachorro-de-estimacao

Um gato chamado Gatinho
de Ferreira Gullar


Um livro infantil sobre gatos? Sim e não. Porque este é um livro sobre o Gatinho, escrito por um gatófilo muito especial: Ferreira Gullar. Um gato chamado gatinho é um homenagem do poeta ao seu amigo de longa data, um verdadeiro cúmplice. Você acga que Gullar é dono de Gatinho? Nada disso, quando se trata de amizade a idéia de posse é completamente ausente, não é mesmo? E, quando se é amigo, é preciso ser verdadeiro, ser companheiro, ser cúmplice. Um amigo defende o outro das mentiras, das malvadezas, dos malentendidos. É preciso ser amoroso! Ah, se gatinho pudesse escrever sobre Ferreira Gullar... 



A OUTRA ENCICLOPÉDIA CANINA
Ricardo Azevedo

Existem muitos tipos de cachorro. Todos latem, mas nem todos mordem. O bóxer, por exemplo, tem cara de poucos amigos e dá a impressão de que vai avançar sobre todo o mundo. Entretanto é o contrário: "Esses doces animais adoram não só seus donos como os donos dos outros cachorros, os outros cachorros e mesmo os gatos, os ratos, os passarinhos e toda a humanidade". Nesse divertido manual de psicologia canina, o leitor pode descobrir 
que cachorro faz o seu tipo.
Prêmio Jabuti 1999 de Melhor Livro Infanto-Juvenil
Fonte:http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40073


Um cachorro para Maya
de Roseana Murray
O que Maya mais queria no mundo era um cachorro. Um cachorro para agarrar, beijar, tomar conta, enfim, para amá-lo. Aliás, ela já o amava. Amava e o desejava o dia inteiro, sem parar, sem conseguir se animar com mais nada. Esse seu desejo era tão forte, tão forte que chegava a doer. Só que, para ter o cachorrinho, Maya precisava, antes, convencer seus pais de que poderia cuidar dele, além de ter de encontrá-lo, mesmo com a sorte insistindo em escapar das suas mãos. Para descobrir se ela vai conseguir ganhar o cachorro ou não, só lendo essa emocionante narrativa de Roseana Murray.
Fonte:http://salamandra.com.br/book.php?id_titulo=11015469

A amizade abana o rabo - Marina Colasanti
Amizade Abana o Rabo

Perto do Natal, Tusca - uma cachorra branca, malhada de cor de canela - chega grávida ao jardim de uma casa acolhedora. Dá à luz seis filhotes, e dois deles permanecem na casa - as cachorras Meiga e Maribel. Uma história de amizade que tem um pouco de alegria e de tristeza, mas que, com muito amor e inteligência, chega a um final feliz. Com muita sensibilidade a autora nos mostra que um final se constrói bem antes do fim, e muitas vezes é no meio do caminho que nos cabe escolher como ele vai ser.
Fonte:http://www.skoob.com.br/livro/95702-a-amizade-abana-o-rabo

Nenhum comentário: