sábado, 5 de julho de 2008

Falta de apetite: o que fazer quando o cão não quer comer?

Photobucket
EU TENHO UM CACHORRO QUE NÃO COME TÃO BEM ASSIM, ALIÁS NÃO COME QUASE NADA. ENCONTREI ESSA MATÉRIA E ACHEI A BEM INTERESSANTE.

A maioria dos cães vive esfomeada... Na hora da refeição, alguns vão tão esganados pro prato, que parecem que não comem há dias! O que muita gente não sabe é que essa “fome” constante está ligada a umas coisas lá do passado... No período de evolução dos cães, a comida nem sempre era farta, pelo contrário, costumava faltar. Por isso, o cachorro precisava aproveitar qualquer oportunidade de se alimentar e carrega este comportamento até hoje.

Agora, se o seu cão não faz parte dessa maioria, e você precisa implorar e até fazer malabarismos pra que ele se alimente, aí vão algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vontade de comer do seu amigo.

Algum problema?

Antes de qualquer coisa, consulte um veterinário e certifique-se de que a falta de apetite não é causada por problemas de saúde.

Greve de fome

Parece piração, mas acredite: cães muito carentes podem não se alimentar só pra ganhar a atenção dos donos! E o proprietário, sem querer, acaba reforçando este comportamento fazendo exatamente o que o cachorro quer: dá carinho, conversa com ele e até oferece ração na mão pra fazê-lo comer.

A melhor maneira de resolver o problema é inibir este comportamento lentamente (sem deixar o cachorro passar fome, é claro!). Para isso, você pode lançar mão de várias táticas: oferecer uma ração mais gostosa, evitar falar com ele se não comer e elogiá-lo enquanto come, para estimulá-lo.

Santa competição!

Os cães são muito competitivos, também por conta de um comportamento herdado de seus ancestrais. Se naquele tempo, os cachorros não comessem ou demorassem muito pra devorar a refeição, poderiam perder a chance, passar um longo tempo sem se alimentar e conseqüentemente ficar em desvantagem. Logo, se você tem mais de um cachorro, se aproveite disso pra chamar a atenção do animal que não está nem aí pra comida.

A dica é: coloque as vasilhas de ração bem próximas. Assim quando o desinteressado perceber a vontade do outro em pegar o que é seu, irá engolir a comida.

Hora do rango!

Antes, era muito normal alimentar cães adultos apenas uma vez por dia. Hoje, já se sabe que eles devem comer pelo menos duas vezes por dia, o que ajuda a evitar problemas como gastrite e torção gástrica.

Alguns cães sentem mais fome em determinados horários ou comem compulsivamente quando enfrentam situações de estresse. Cachorros assim geralmente se alimentam só uma vez por dia e depois não querem mais saber de comida. Os donos ficam tão preocupados com essa atitude que acabam cometendo um erro clássico: aumentam a quantidade de ração na única refeição que o cão faz. O problema é que isso só piora a situação: o cachorro vai ficar empanturrado e continuará recusando a outra refeição... com razão!

Se você se enquadra nessa trupe, faça o contrário: diminua um pouco a quantidade de ração da primeira refeição do dia, para que na próxima o cão coma com mais apetite.
Alexandre Rossi

Nenhum comentário: