segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Chega de latidos: dicas para ensinar seu cão a latir menos

Photobucket
Seu cachorro é daqueles que latem a toda hora? O latido exagerado pode ser um grande incômodo, e ainda causar muita dor de cabeça aos proprietários. Mas por que alguns cães latem tanto assim?

Mal acostumado

Por incrível que pareça, muitos cachorros acabam desenvolvendo esse comportamento incentivados pelos próprios donos! Isso porque, para fazer o bicho parar de latir, muitos proprietários acabam dando ao cão o que ele quer. E, uma vez que o cachorro percebe que, latindo ele consegue o que deseja, ele poderá começar a latir pra pedir qualquer coisa...

A situação pode até piorar se, de uma hora pra outra, o dono simplesmente ignorar os latidos. Aí é que eles tendem a aumentar ainda mais. Por isso, é importante que você saiba como evitar que esse tipo de comportamento aconteça.

Conheça agora algumas dicas que te podem te ajudar a ensinar seu cão a latir menos.

Agenda lotada

Como já dissemos antes aqui no blog, cães que não fazem nenhuma atividade durante o dia todo tendem a desenvolver com maior freqüência vários problemas comportamentais, inclusive os latidos em excesso. Sendo assim, antes de qualquer coisa, o primeiro passo é você manter a agenda de atividades do seu cão sempre lotada!

Passeios, exercícios, brincadeiras e adestramento são ótimas opções para afastar tédio de maneira saudável.

Realizar essas atividades, além de manter o cachorro entretido, também provoca um relaxamento físico e mental, funcionando como um antidepressivo para o animal. Os passeios diários em especial são excelentes, pois servem tanto para o cão se exercitar, como também fornecem muitos estímulos visuais, auditivos e olfativos, que são essenciais para que o cachorro desenvolva seu contato com o mundo. Este momento que o seu bicho de estimação passa junto com você, também é importantíssimo pra ele.

Pequenos gestos

Isso porque, é dessa convivência entre cão e dono que podem surgir alternativas pra substituir os latidos. Quando late, o cão está tentando te dizer alguma coisa. Muitas vezes ele até tentou pedir de outra forma, mas você pode não ter percebido... Um cachorro que olha fixamente para a maçaneta, por exemplo, pode estar tentando “pedir” para alguém abrir a porta.

Por isso, procure prestar muita atenção nestas mensagens e sempre que o cão usá-las pra pedir as coisas, ao invés de latir, recompense-o com carinho ou petiscos, para que animal associe esta forma de se comunicar a algo mais vantajoso pra ele.

Não entendi, fala de novo...

Também é muito importante que o cão não consiga o que quer, quando está latindo. Uma dica bacana para controlar esse tipo de latido, é associá-lo a uma coisa desagradável para o animal. Por exemplo, se seu cachorro começar a latir, pendido algo, borrife um spray de água como um gosto amargo na boca dele, ou dê um pequeno susto balançando uma lata cheia de moedas.

Quando o cão perceber que, se ele latir vai acontecer uma coisa nada legal, ele passará a usar outras formas de se comunicar com você e os latidos tendem a diminuir.

Importante: se você tiver mais de um cão, cuidado para não assustar os outros cachorros com a bronca. Neste caso, prefira utilizar o spray de água, que pode ser direcionado somente àquele que late demais.

Fonte:http://bichoamigo.blig.ig.com.br/2008/42/19197512.html

Nenhum comentário: