quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Gatinho abraçando brinquedo



O que necessito ter em casa para o novo gatinho?

Cama
Logo que os gatinhos chegarem, escolha para eles um local para servir de quarto, no qual coloque uma caixa ou cesta forrada com toalha ou cobertor, para lhes servir de cama. Ele deve ser acostumado a dormir aí antes de dormir em camas, sofás, gavetas, etc. Existem caminhas muito confortáveis e bonitas à venda em lojas de animais, seu gatinho vai adorar.
Na primeira noite, antes de dormir, certifique-se de que estão bem alimentados, para que não acordem chorando com fome. Por isso é bom ter dois gatinhos, um faz companhia ao outro, seja dormindo ou brincando, até que você acorde pela manhã.
 
Bandeja Sanitária


Item importantíssimo para os gatos que não terão acesso à terra.
Existem vários produtos no mercado, escolha o que mais lhe agradar. As bandejas devem ser de material facilmente lavável. Lave a bandeja com água quente e sabão. Evite usar desinfetantes que podem intoxicar o seu gatinho.
Limpe a caixa diariamente. Assim como nós, gatos não gostam de banheiro sujo, se a caixa estiver muito suja, ele fará suas necessidades em outro lugar.
Encha a bandeja sanitária com cerca de 5cm de material sanitário, para que o gato possa escavar e cobrir.
O número de vezes por dia que você deverá limpar a caixa, irá depender de quantos gatos você tem. Quanto mais gatos mais vezes você terá que limpar.


Comedouros e bebedouros
Devem ser de fácil limpeza e mantidos limpos. O bebedouro deve ser pesado para que não vire facilmente. O comedouro deve ser um prato raso ou pires porque os gatos gostam de escavar seus alimentos para fora do comedouro.
Evite o uso de bebedouros e comedouros plásticos. Alguns gatos têm alergia a esse material, desenvolvendo a chamada: Acne Felina.

Postes de arranhar

Evitam que seu gato arranhe móveis e sofás. Os gatos arranhar para se exercitar.
Você pode comprar um já pronto, ou fazer um você mesmo, utilizando materiais como madeira ou até mesmo um tronco de árvore. Só não use materiais que você tem em casa, como carpete. Seu gato não conseguirá diferenciar entre o carpete que está no chão e o que está no seu poste, e irá arranhar os dois.


 
Escovas
Use uma escova que penteie bem os pelos do seu gato. Isso irá diminuir a quantidade de pelos que ele engolirá ao se lavar e conseqüentemente, evitará a formação de bolas de pêlo no estomago dele.

Brinquedos
Só dê ao seu gatinho brinquedos próprios para gatos, que não soltem pedaços, lascas, se rasguem ou possam ser engolidos.
Coisas simples como uma bolinha de papel ou uma caixa de sapato são brinquedos muito apreciados por eles.
Dê a ele poucos brinquedos de cada vez.
Dar a seu gato meios dele se divertir, é diversão garantida para você também!

 
Perigos em casa
Como diz o ditado popular: "A curiosidade matou um gato". É verdade. gatos são animais curiosos por natureza e gostam de explorar o desconhecido. Por isso todo o cuidado é pouco com portas, janelas, armários, geladeira, forno, máquinas de lavar, aquecedores elétricos, panelas no fogo, brinquedos que se desfazem - como de borracha, brinquedos e pequenos objetos pontudos, botões, lantejoulas, elásticos, sacos plásticos.
Dê ao seu gatinho brinquedos próprios para ele, assim ele poderá brincar com segurança.
Algumas precauções a tomar:
-  Antes de comprar e usar venenos contra ratos e baratas, leia o rótulo.
- Consulte seu veterinário antes de dar qualquer remédio para o seu gato. Alguns medicamentos, como a aspirina, são tóxicos para os gatos.
-  Coloque telas nas janelas. Eles não se atiram, mas podem dar um salto em falso.

-  Não coloque fitas no pescoço de seu gato, ele poderá se machucar se ela se prender em algum lugar. Se usar coleira de identificação, use uma com elástico, ou solta o suficiente para que ele se livre dela em caso de necessidade.
- Mantenha gavetas, baús e closets sempre fechados. os gatos adoram lugares escuros e quentes para dormir, e podem ser trancados por acidente.

Nenhum comentário: