sexta-feira, 20 de abril de 2012


Koko (nascida em 4 de julho, 1971) é o nome de uma gorila cativa aculturada treinada por dra. Francine 'Penny' Patterson e outros cientistas na Universidade de Stanford para comunicar certos sinais baseado na Linguagem de Sinais Americana. Alguns cientistas afirmam que as ações de Koko indicam uma capacidade de aprender uma linguagem. Outros afirmam que suas ações são apenas o resultado de condicionamento operativo, no qual ela não entenderia o significado do que está fazendo, mas aprende a completar os sinais apenas porque os pesquisadores a recompensam por isso. Tal debate requer o exame cuidadoso do que significa “aprender” ou “usar” uma linguagem; linguagem animal para uma maior discussão. Koko também é o único animal não-humano a ter um animal de estimação de outra espécie; ela cuidou de vários gatos no decorrer dos anos.
Nascida em São Francisco, Califórnia, o treinamento de Koko começou na idade de um ano. Patterson com o tempo avaliou o vocabulário de Koko em mais de 1 000 sinais. Inúmeros documentários foram feitos sobre Koko, incluindo Koko - A Talking Gorilla de 1977. Em 27 de abril de 1998, Koko participou de um "bate-papo" ao vivo na AOL. Koko viveu a maior parte de sua vida em Woodside.
Em agosto de 2004, Koko esteve nas notícias novamente devido a uma dor de dente. Ela comunicou que estava com dor, e de acordo com seus treinadores foi capaz de indicar o nível de dor numa escala de 1 a 10.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Koko_(gorila)

Nenhum comentário: