terça-feira, 19 de março de 2013

Dez dicas para cuidar bem de seu pet


1)  Antes de adquirir um pet é preciso pensar bem e pesar muitos fatores. Lembre-se que ele não é um brinquedo, e você terá que cuidar bem dele, além de dar muito carinho e atenção. Questione a sua família se todos estão de acordo e faça as contas e avalie se você possui os recursos necessários para manter seu pet. Verifique também se há alguém para cuidar dele quando você for viajar e não puder levá-lo junto.
2)  Se possível, dê preferência para adoção de animais em abrigos. Você quer um pet, eles precisam de lares e os abrigos precisam que eles sejam adotados para que possam atender outros animais que ainda encontram-se abandonados. Assim, todos saem felizes.
3) Se informe sobre as características e necessidades da espécie que escolheu. Dessa forma você fica mais preparado para cuidar do seu novo amigo.
4) Mantenha seu pet dentro de sua propriedade, isso é, dentro de casa ou no quintal. Nunca deixe-o solto na rua, principalmente os cachorros. Eles precisam de passeios regularmente, mas jamais sozinhos, e sim com coleira, guia e acompanhado do dono ou de uma outra pessoa que consiga contê-lo.
5) A saúde física do seu animal é importante. Leve-o frequentemente ao veterinário, fique atento aos remédios veterinários para pets, vacine-o corretamente e forneça abrigo e alimento.
6) Zele também pela saúde psicológica do seu pet. Ela é tão importante quanto a saúde física. Dê a ele carinho e atenção.
7) Eduque seu novo amigo, se informe com dicas simples sobre como fazer isso. Se for necessário, procure um adestrador de sua confiança. Mas lembre-se: faça isso sempre respeitando as limitações do seu pet.
8 ) Recolha as sujeiras e dejetos e jogue-as em local adequado.
9) Para maior segurança, identifique seu novo amigo com uma plaqueta e registre-o no Centro de Zoonoses ou em órgão similar.
10) Castre fêmeas e machos. Ela é a principal medida para o controle da procriação e não possui contra-indicações.

Nenhum comentário: