segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nova lei proíbe sacrifício de animais nas carrocinhas

Image and video hosting by TinyPic
Agora, os bichinhos saudáveis devem ser postos para adoção. Órgãos de proteção dos animais comemoram a vitória oficial. A Proteção Animal está em festa. Depois de sete anos de luta, foi sancionada, pelo governador José Serra, a lei 12.916 de autoria do deputado Feliciano Filho. Chega de matança nas carrocinhas!
A partir de agora, os centros de controle de zoonoses (carrocinhas), canis municipais e congêneres não poderão mais matar os animais sadios. Antes da lei, os animais eram trancafiados e eutanaziados em 3 dias. Centenas de animais sadios e indefesos mortos diariamente, como forma de controle populacional.
A lei agora é outra: somente animais que apresentem males ou doenças incuráveis ou enfermidades infecto-contagiosas e que coloquem em risco a saúde pública podem ser eutanaziados.
A morte desses animais deve ser justificada por laudo técnico que ficará à disposição das entidades de Proteção Animal. A nova lei autoriza o Governo do Estado a fazer convênios com os municípios com o intuito de instituir políticas públicas de castração, identificação e conscientização da população.
“A aprovação dessa lei é um divisor de águas, pois acaba com uma prática arcaica, ineficaz, cruel e desumana, além de estar de acordo com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, Organização Panamericana de Saúde e com o prório BETA (Boletim da Secretaria do Estado de São Paulo)”, disse o deputado Feliciano Filho.
Angela Caruso, do Fórum de Proteção Animal, também comemora a aprovação, mas se preocupa com a capacidade de implantação nas cidades. “Em todo o Estado, existem cerca de 80 CCZs. Precisamos agora é cobrar que o Estado repasse recursos para os municípios.”
São Paulo deu a largada e agora é esperar que os outros Estados sigam o exemplo. Para quem já foi até a carrocinha, conhece o horror nos olhos dos animais que esperam pela morte. Para quem nunca foi, pode não entender a importância dessa nova lei, mas pode entender que a partir de agora, uma nova vida começa. Se você tiver coragem para lutar e proteger os mais indefesos, só vai te fazer bem, e os animais ainda agradecem.
Juliana Bussab é jornalista, gateira e fundadora da ONG Adote um Gatinho.
(http://adestramento.wordpress.com/2008/04/20/nova-lei-proibe-sacrificios-de-animais-nas-carrocinhas/)

Nenhum comentário: