segunda-feira, 28 de abril de 2008
Nova lei proíbe sacrifício de animais nas carrocinhas
Agora, os bichinhos saudáveis devem ser postos para adoção. Órgãos de proteção dos animais comemoram a vitória oficial. A Proteção Animal está em festa. Depois de sete anos de luta, foi sancionada, pelo governador José Serra, a lei 12.916 de autoria do deputado Feliciano Filho. Chega de matança nas carrocinhas!
A partir de agora, os centros de controle de zoonoses (carrocinhas), canis municipais e congêneres não poderão mais matar os animais sadios. Antes da lei, os animais eram trancafiados e eutanaziados em 3 dias. Centenas de animais sadios e indefesos mortos diariamente, como forma de controle populacional.
A lei agora é outra: somente animais que apresentem males ou doenças incuráveis ou enfermidades infecto-contagiosas e que coloquem em risco a saúde pública podem ser eutanaziados.
A morte desses animais deve ser justificada por laudo técnico que ficará à disposição das entidades de Proteção Animal. A nova lei autoriza o Governo do Estado a fazer convênios com os municípios com o intuito de instituir políticas públicas de castração, identificação e conscientização da população.
“A aprovação dessa lei é um divisor de águas, pois acaba com uma prática arcaica, ineficaz, cruel e desumana, além de estar de acordo com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, Organização Panamericana de Saúde e com o prório BETA (Boletim da Secretaria do Estado de São Paulo)”, disse o deputado Feliciano Filho.
Angela Caruso, do Fórum de Proteção Animal, também comemora a aprovação, mas se preocupa com a capacidade de implantação nas cidades. “Em todo o Estado, existem cerca de 80 CCZs. Precisamos agora é cobrar que o Estado repasse recursos para os municípios.”
São Paulo deu a largada e agora é esperar que os outros Estados sigam o exemplo. Para quem já foi até a carrocinha, conhece o horror nos olhos dos animais que esperam pela morte. Para quem nunca foi, pode não entender a importância dessa nova lei, mas pode entender que a partir de agora, uma nova vida começa. Se você tiver coragem para lutar e proteger os mais indefesos, só vai te fazer bem, e os animais ainda agradecem.
Juliana Bussab é jornalista, gateira e fundadora da ONG Adote um Gatinho.
(http://adestramento.wordpress.com/2008/04/20/nova-lei-proibe-sacrificios-de-animais-nas-carrocinhas/)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário