segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Quer saber se seu cão gosta de você? A resposta está no rabo

Image and video hosting by TinyPic
Todo amante de cachorros sabe como tais animais expressam seus sentimentos.

Orelhas próximas à cabeça, postura tensa e rabo reto significam "não mexa comigo". Orelhas em pé, corpo agitado e rabo abanando significam "estou tão feliz em te ver"!

Mas existe outra, recém-descoberta, característica da linguagem corporal dos cães que poderá surpreender donos de animais de estimação e especialistas em comportamento canino. Quando cachorros se sentem essencialmente positivos sobre algo ou alguém, seus rabos abanam mais para o lado direito. Quando os sentimentos são negativos, abanam os rabos para a esquerda.

Um estudo descrevendo o fenômeno, "Respostas assimétricas de balanços de rabo dos cães à diferentes estímulos emocionais", publicado na edição de 20 de março da revista Current Biology. Os autores são Giorgio Vallortigara, neurocientista da Universidade de Trieste, e dois veterinários, Angelo Quaranta e Marcello Siniscalchi, da Universidade de Bari, ambas na Itália.

"Está é uma observação intrigante", disse Richard J. Davidson, diretor do Laboratório de Neurociência Afetiva da Universidade de Wisconsin, em Madison. O estudo se encaixa em um grande corpo de pesquisas mostrando assimetrias emocionais no cérebro, disse.

Os rabos dos cachorros são interessantes, segundo David, pois são a linha mediana do corpo canino, nem à esquerda e nem à direita. Mas apresentam assimetrias ou não?

Para descobrir, Vallortigara e seus colegas recrutaram 30 cães domésticos com raças misturadas que participaram de um programa de treinamento de agilidade. Os cães foram colocados em gaiolas equipadas com câmeras que seguiam precisamente os ângulos de seus rabos. Então, quatro estímulos diferentes foram apresentados através de uma abertura na frente da gaiola: seus donos; um humano estranho; um gato e um cão desconhecido e dominante.

Em cada momento, o cachorro testado via a pessoa ou o animal por um minuto, descansava por 90 segundos e outro estímulo era apresentado. Os testes duraram 25 dias, com 10 sessões ao dia.

Quando os cachorros viam seus donos, seus rabos balançavam vigorosamente com tendência ao lado direito de seus corpos, disse Vallortigara. Seus rabos balançavam moderadamente, novamente mais à direita, quando apresentados ao humano desconhecido. Ao enxergarem o gato, um macho de quatro anos cujos donos ofereceram voluntariamente para o experimento, os rabos novamente balançaram mais à direita, porém em amplitude menor.

Quando apresentados ao cão desconhecido e agressivo - um grande pastor belga Malinois - seus rabos balançaram com inclinação ao lado esquerdo de seus corpos.

Desta forma, quando os cães se sentiam atraídos por alguma coisa, incluindo um gato amigável e acessível, seus rabos balançavam para a direita, e quando sentiam medo, os rabos tendiam à esquerda, disse Vallortigara. Isto sugere que os músculos do lado direito do rabo refletem emoções positivas, enquanto os músculos do lado esquerdo, negativas.-Sandra Blakeslee
Image and video hosting by TinyPic
Fonte:http://www.orago.com.br/artigos.php?id=8&titulo=Quer_saber_se_seu_c%E3o_gosta_de_voc%EA?_

Nenhum comentário: