domingo, 1 de julho de 2012

Aranha-feliz


 As aranhas com ´rostos felizes´ foram encontradas a primeira vez em 1900. Elas têm corpos bem pequenos e sua variedade e estilos de vida só foram conhecidos com detalhes em 1972. Vivem sob as folhas em florestas úmidas no Hawai e seus hábitos predatórios são predominantemente noturnos, permanecendo imóveis durante o dia.


No Havaí existe uma aranha que não foi encontrada em nenhuma outra parte da Terra. É um tipo de aranha peculiar com marcações nas costas.
Algumas das aranhas possuem um padrão de marcas que parece uma cara feliz. Nem todas as aranhas da espécie a possui, embora uma grande porcentagem pode ser encontrada com uma inacreditável cara feliz marcada em suas costas.
Os pesquisadores acreditam que a face feliz da aranha pode ter evoluído como uma maneira de protegê-la, confundindo e afugentando predadores.
A aranha possui 5 mm de comprimento e vive sozinha na parte inferior das folhas, exceto durante o seu acasalamento e durante os primeiros 40 a 100 dias de vida, quando ainda são muito jovens para se defender.
No entanto, a inofensiva espécie cujo nome científico é Theridion grallator descoberta em 1973, não está tendo tantos motivos para sorrir como parece, pois enfrenta a ameaça de extinção.

Fonte:http://bocaberta.org/2009/05/aranha-feliz.html 

Nenhum comentário: