segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ensine seu bicho a se comportar sem castigos

Photobucket
Nada de tapas ou vassouradas: ele pode aprender "boas maneiras" sem ser maltrado.
Latas reviradas, xixi no lugar errado, objetos mordidos... Às vezes seu cachorro ou gato tem atitudes não muito educadas, não é mesmo? E se você dá umas palmadas, depois fica com peninha. Se você quer educar
seu bicho sem traumas, o adestrador e zootecnista Alexandre Rossi dá a dica: “Ganhe o respeito do bicho mostrando que nada é de graça e que ele só conseguirá recompensas se tiver um bom comportamento”. Enquanto não inventam uma Supernanny de animais, confira as dicas para educar seu cachorro ou gato com carinho e respeito.

Xixi no lugar certo
Você chega cansada da rua e, mal abre a porta, já vê aquela mancha amarela no tapete ou no sofá. Parece que eles fazem de birra, né? Ao contrário do que muita gente pensa, bater no bicho ou esfregar o focinho deles no “local do crime” não adianta. “Ele não vai saber por que está apanhando”, alerta o adestrador Alexandre Rossi. O melhor é prevenir a surpresa: acostume seu cão desde pequeno a fazer xixi durante um passeio. Em geral, eles fazem isso após as refeições.

Nada de mastigar plantas
Para evitar que seu bicho transforme as plantas em salada, borrife água com cravo e canela nos vasos - eles detestam o cheiro desses condimentos. E espalhe pela casa vasos com catnip (erva-de-gato): essa ele pode comer.

Fim ao lixo revirado Se você largou a tampa da lixeira aberta, não tem do que reclamar. Antes de mudar os hábitos do seu bicho, mude os seus: coloque um tijolo ou peso de porta na tampa do lixo. E, se pegar seu cão no flagra, fale grosso com ele.

Sem violência

Faça barulho ou borrife água
Tenha sempre à mão um borrifador de água ou uma garrafa pet cheia de moedas. Quando seu cachorro ou gato se comportar mal, borrife água nele à distância ou faça barulho com a garrafa. “É o jeito mais eficaz”, diz o adestrador. Essa solução causa desconforto, mas não machuca o bicho.

Recompense-o
Em vez de reparar apenas nas coisas que seu bicho faz de errado, comece a prestar atenção nos acertos dele. Toda vez que ele fizer algo certo, dê um biscoito gostoso, agrade-o ou escove os pêlos dele. Fazer carinho é bom para vocês dois: ele ficará mais bem-educado e você poderá demonstrar seu amor por ele.

http://mdemulher.abril.uol.com.br/anamaria/edicoes/612/bichos/anamariamateria_285350.shtml

Nenhum comentário: