segunda-feira, 14 de julho de 2008

Tenho um cão hiperativo. E agora?

Se seu bichinho está te dando mais problemas que o normal, não se assuste: mostramos a maneira correta de lidar com ele.
Photobucket
Sem dúvida, cuidar de um cãozinho não é uma tarefa fácil. Eles podem ser grandes amigos, mas precisam de muita atenção. Filhotes normais costumam roer os móveis, urinar nos lugares errados, latir bastante e estão sempre dispostos a brincar. Agora, imagine um cão hiperativo, que faz tudo isso em dobro.
Photobucket
A hiperatividade não é uma doença, muito menos um distúrbio. Trata-se de uma característica genética de algumas raças, além de estar relacionada com a ansiedade do animal. Se você escolheu um jack russel (aquele cachorrinho do filme "O Máscara"), por exemplo, prepare-se: Todos os cães dessa linhagem são hiperativos.
Photobucket
Outro cão que apresenta essa característica é o labrador. A empresária Jaqueline Barroso foi surpreendida com Lia, filhote da raça que não dá sossego. "Ela não pára um segundo. Morde tudo, destrói a casa toda. Levei-a no veterinário, que me recomendou calmantes naturais e um adestrador".
Photobucket
A veterinária Bruna Masiziero, do Au Pet Store, explica que estes cachorrinhos têm muita energia acumulada, e, caso o dono não faça muitas atividades com eles, existe uma grande chance de ele gastar essa energia destruindo os móveis da casa. Mas não é por maldade. É o jeito de liberar esta energia.
Photobucket
"O dono de um cão hiperativo precisa saber que ele vai precisar ter muita atenção, senão, o animal pode desenvolver doenças, como a dermatite por lambedura, que consiste no cão ficar lambendo as patas continuamente até a formação de feridas", completa Mansiziero.
Photobucket
Algumas vezes, homeopatia, florais e acupuntura podem ajudar, segundo a veterinária e professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis), Elizabeth Estevão. "Além de ser imprescindível o acompanhamento de um médico veterinário".
Photobucket
Caso um calmante natural não resolva, um adestrador pode ser uma boa opção. Os cães praticam uma série de exercícios e atividades, conhecidos como Agility. Além de amenizar um pouco a ansiedade do bichinho, os donos aprendem os comandos básicos e conseguem lidar melhor com o cão.
Photobucket
Para quem quer criar um animal mas não tem como dar tanta atenção, tente comprar um maltês, um basset ou bulldog. Estas são as três raças que apresentam o menor índice de hiperatividade. E, caso você descubra depois que seu amigo é hiperativo, não se desespere: comece levando-o a uma consulta veterinária, pois, além de não ser nada grave, existe tratamento para melhorar o comportamento dele.
Photobucket
http://itodas.uol.com.br/portal/casa_e_comida/bichos/materias/materia.itd.aspx?cod=3743&canal=279

Nenhum comentário: